As vendas parcelas no comércio tiveram uma retração de 0,10% no mês de
setembro na comparação com o mesmo período do ano passado. O fraco
resultado das vendas a prazo também se repetiu no consolidado do ano. No
acumulado dos nove primeiros meses de 2014, frente à igual período do ano passado, as vendas parceladas acumulam queda de 0,91%. Os números são do
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional
de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Na comparação
entre setembro e agosto, que não leva em consideração a sazonalidade do
período, as vendas aumentaram 0,43% sobre o mês de agosto. Na avaliação
da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os juros altos
que encarecem o crédito, a estagnação do crescimento da massa salarial e
a menor geração de empregos, assim como a persistência da inflação em
patamar elevado contribuíram para o resultado negativo.
"Temos
observado que o quadro de enfraquecimento da atividade econômica como
um todo tem refletido de modo negativo no consumo. A inflação vem
reduzindo o poder aquisitivo dos consumidores, principalmente daqueles
com menor renda. Por isso, as compras de produtos com mais valor
agregado, que geralmente são parceladas, têm sido adiadas", conta a
economista.
"Com o cenário econômico enfraquecido,
estamos observando uma tendência de maior rigor no processo de
concessão de crédito por parte dos lojistas. O momento é menos favorável
ao consumo das famílias, uma vez que o custo para o consumidor comprar a
prazo aumentou", afirma Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.
Para Pellizzaro Junior, a expectativa dos lojistas é que com as
contratações temporárias de fim de ano e o aumento do poder de compra
com o pagamento de dissídios salariais e do décimo terceiro salário, as vendas
apresentem uma leve recuperação nos próximos meses.
Para
o presidente da CNDL, o aumento das vendas observado na base mensal de
comparação foi influenciado, especialmente, pelos lançamentos de
coleções de roupas e calçados, em função da mudança de estação.
fonte: site o povo
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