segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Segmentação e criatividade para fortalecer o comércio de rua

De barbearia a estúdio de design, diversas lojas do Centro Histórico de Curitiba encontram novíssimos caminhos para fidelizar e atrair muitos clientes. O que uma barbearia, um atelier de design, uma casa de fumo e artesanato e um espaço de bem estar conseguiriam ter em comum? Esses estabelecimentos usaram estratégias para sobreviver à grande competição com enormes redes de lojas: criatividade e segmentação.

Inovação contínua
Estamos falando da Barbearia Rei Trajano, do Atelier Suiane Maria, da Casa do Fumo e do Bella Vivenda, lugares  que dispõem de serviços muito específicos e se envolveram em várias iniciativas para inovar e conquistar novíssimos clientes. Para Suiane, proprietária do atelier de design, um dos grandes segredos é “ter produto e espaço diferenciado”.O seu espaço inaugurado em 2010 começou como uma marca de roupas femininas e após de um tempo foi para novos caminhos, como a estamparia e os souvenires. Esta adequação de serviços é extremamente comum para se ajustar à realidade da oferta x demanda. A Casa do Fumo, iniciada em 1956, quando era bastante comum consumir charutos e fumo, em 1983 começou a atender também o público feminino com o setor de artesanato.
Olhos atentos nas tendências
Outra grande estratégia é os estabelecimentos acrescentarem certas experiências aos seus clientes, como a promoção de cursos e oficinas. Isso é posto em prática pela Bella Vivenda. O estabelecimento une cafeteria com alimentos saudáveis, moda fitness e acessórios femininos, esmalteria, Studio de Pilates e Yoga, estética e maquiagem. Observar as tendências foi a estratégia adotada por Jorge Fachinello Zelma, que era comerciante de outro ramo e juntou-se ao filho para montar a Barbearia Rei Trajano, que alia serviço masculino com local diferenciado, boa música e cervejas especiais.
União faz a diferença
Além de grande criatividade, a união também faz muita diferença. Os quatro estabelecimentos fazem parte da Rede Empresarial do Centro Histórico, que promove a região economicamente por meio de ações conjuntas, eventos e parcerias. Dentre tais ações estão o Festival de Inverno do Centro Histórico, que já ocorre há 3 anos, e o Centro Histórico Divertido e ações de promoção da melhoria da qualidade da área urbana. “Nosso objetivo como Rede é nos juntarmos para dar incentivo uns aos outros e formar uma enorme cadeia de projetos colaborativos para melhorar a economia da região. E quem ganha com isso também é sempre o cliente”, diz Anna Vargas, presidente da Rede.

Fonte: Bem Paraná

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