segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Acordo de comércio com a Rússia é suspendido na Ucrânia


A Ucrânia suspendeu no dia 02/01 o acordo de livre comércio com a Rússia e vetou, a partir do dia 10/01, a importação de diversos produtos russos em resposta a medidas parecidas adotadas por Moscou no dia 01/01.

De acordo com um regulamento governamental, a suspensão do acordo de comércio livre, que gera implicação a introdução emergente de tarifas aduaneiras, irá vigorar até 31/12/2016.

Já a suspensão às importações de produtos russos irá continuar até 05/08 ou até que a Rússia pare com o embargo imposto às importações de produtos alimentícios e diversos outros produtos ucranianos.

O veto ucraniano afeta as importações de vodca, cerveja, carnes bovina, suína e de aves, pescado, produtos lácteos, chocolates, doces, massas, molhos e comida para cães e gatos. Além do mais, continuam proibidas as importações de shampoos, cigarros com filtro, fertilizantes agrícolas, locomotivas e materiais para as vias férreas.

No dia 02, entrou em vigência o acordo de comércio entre a União Europeia e a Ucrânia, mas a Rússia pôs certas restrições econômicas à Ucrânia como retaliação pela grande aproximação com a Europa.

A Rússia alegou as medidas restritivas contra Kiev com a enorme necessidade de defender o seu mercado interno antes da entrada em vigência da parte econômica do acordo de união entre a Ucrânia e a União Europeia.

Após a anexação da península da Crimeia pela Rússia, no mês 03/2014, os intercâmbios comerciais entre a Rússia e a Ucrânia tiveram queda. No ano de 2014, o comércio bilateral entre os dois países diminuiu 29,4% frente a 2013 e, nos primeiros 10 meses de 2015, as trocas comerciais baixaram para metade.

Ucrânia
Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário