sexta-feira, 12 de junho de 2015

Dirigentes de 26 países africanos assinam Tratado de Livre Comércio


Os dirigentes de vinte e seis países do leste e do sul da África reunidos no Egito assinaram nesta quarta-feira (10/06/2015) um Tratado de Livre Comércio, que atinge a metade oriental do continente e busca facilitar a circulação de bens e mercadorias.

A Zona Tripartita de Livre Comércio, que deverá transformar-se em um mercado muito comum reunindo 26 dos 54 países africanos, foi acertado numa cúpula em Sharm el Sheikh, balneário egípcio às margens do Mar Vermelho, pelo presidente egípcio, o presidente do Zimbábue, o primeiro-ministro etíope e o vice-presidente tanzaniano.

O conjunto juntará os países do Mercado Comum dos Estados da África Austral e do Leste (Comesa), da Comunidade de África do Leste (EAC) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), equivalente a mais de 625 milhões de pessoas e mais de um bilhão de dólares de PIB.

O combinado tem como objetivo a criação de um quadro normal para tarifas preferenciais que facilitam a circulação de mercadorias entre os países-membros.

"O que fizemos hoje representa um passo importantíssimo na história da integração regional da África", indicou Sisi na abertura da cúpula.

Por sua parte, o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, considerou que o TLC deixará à África fazer enormes progressos.

"A África disse claramente que está aberta aos negócios", disse.

O acordo incluirá a África do Sul e o Egito, as economias mais desenvolvidas desse continente, assim como países dinâmicos como a Etiópia, Angola, Moçambique e Quênia. Não entrará, no entanto, a Nigéria, que tem o maior PIB da África, principalmente por conta petróleo.



Fonte: Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário